Jan
31
2014

Aromaterapia

Escrito por Flor de Lis Última atualização (10 Fevereiro 2016)
PDFImprimirE-mail

Compartilhe

Aromaterapia
Aromaterapia é a ciência e também a arte da terapêutica por meio da utilização de substâncias aromáticas naturais- os Óleos Essenciais, as moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfatória situada na parte mais alta do nariz, atrás da região entre as duas sombrancelhas; entram em contato com os receptores presenres no epitélio olfatório, que conduzem as informações olfativas ao cérebro, para o sistema límbico (tálamo, hipotálamo), onde estão os sentimentos, as memórias, as emoções e as reações aprendidas e arquivadas.
Aromaterapia trabalha seu corpo e mente de maneira natural, os óleos essenciais gentilmente atuam no corpo restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito. Conscientemente os aromaterapeutas usam óleos essenciais para promover embelezamento da pele, cura para alma e relaxamento para mente.Na Inglaterra e na França os óleos essenciais são muito utilizados em muitos contextos hospitalares: sala de parto, unidades de terapias intensivas e nas salas de espera, onde ficam os parentes apreensivos.

O que são Óleos Essenciais:

Os óleos essenciais são substâncias complexas, de poder volátil e fragrância variável, proveniente de folhas, flores, talos, caule, haste, pecíolo, casca, raízes ou outro elemento, produzidos por praticamente todas as plantas, constituídos por centenas de substâncias químicas.
Aplicando os Óleos Essenciais:
*A inalação e a massagem são,talvez os mais conhecidos e populares métodos de se utilizar a aromaterapia. A inalação, no entanto, dificilmente poderá ser utilizada com qualquer óleo. É frequentemente utilizado para problemas respiratórios.
*Útil em viagens, coloque 3 a 4 gotas de óleo essencial em um lenço e inale profundamente. Usado para resfriados, dores de cabeça, enjôos de viagens e para aliviar o cansaço.
*O próprio travesseiro pode ser utilizado, 2 a 3 gotas de óleo essencial para desacelerar o ritmo do corpo e aliviar a insônia.
*A massagem traz beneficios que ultrapassam a simples absorção, pois auxilia no relaxamento de músculos contraídos, ativa a circulação sanguínea e linfática.
*As compressas são recomendadas pricipalmente para contusões, consiste na aplicação local de tecido ou chumaço de algodão embebido com água quente ou fria, dependendo do caso.
*Os banhos são indicados para tratamentos caseiros , algumas gotas no ofurô ou em banheiras proporcionam relaxamento, também podem ser utilizados após uma ducha completa, passando o óleo com a mão pelo corpo todo, deve enxaguar com água fria.
*Vaporizar óleos essenciais no ambiente pode combater infecções e até mesmo repelir insetos, criando uma atmosfera de limpeza e relaxamento.
*Escalda-pés, é um método eficaz para alívio de dores e edemas nos pés, para ativar a microcirculação ou mesmo refrescar.

 

 

Trabalhamos com as seguintes essências

 

ABSINTO
ACACIA
ALECRIM
ALFAZEMA
ALMISCAR
AMOR PERFEITO
ANGELICA
ANIS
ARRUDA
BALSAMO
BAUNILHA
BENJOIM
BERGAMOTA
CALENDULA
CAMOMILA
CANELA
CANFORA
CARDAMOMO
CEDRO
CITRONELA
CRAVO
DAMA DA NOITE
ERVA CIDREIRA
ERVA DOCE
EUCALIPTO
FLOR DE LARANJEIRA
FLOR DE PITANGA
GENGIBRE
GERANIO
HORTELA
ILANG ILANG
JASMIM
JUNIPERO
LAVANDA
LIMAO
LOTUS
MAÇA VERDE
MADEIRA DO ORIENTE
MAMÃE BEBE
MEL
MELISSA
MENTA
MIRRA
MORANGO
OPIUM
ORQUIDEA
PATCHOULY
PAU ROSA
PESSEGO
ROSA
ROSA BRANCA
SALVIA
SANDALO
SETE ERVAS
VERBENA
VETIVERT
VIOLETA